junho 16, 2013

Indiependency

Simbolo Tupi. Perfumaria Indie.
Indie é uma palavra legal. Desde que ouvi a primeira vez, me despertou uma curiosidade fudida de saber o que estava se valendo de uma palavra tao interessante pra expressar em algum conceito ou tendência. Indie vem do inglês, diminutivo de Independent: free from outside control; not depending on another's limits. 

Depois de muito buscar, ver, ouvir e entender o que essa ela tem a dizer, percebi que na verdade ela tem tudo a ver com o movimento que esta provocando. Li alguns artigos abordando e classificando esse movimento como puramente cultural, porém seu conceito 
é muito mais que isso. Vejo como um movimento social, espiritual, de independência por meio de uma arte purista, corajosa, descomprometida, além da arternatividade e bastante diferente... cada vez menos alinhada com a cultura de massa, mas ao mesmo tempo produto dela mesma, da acao e da reacao, uma nova contracultura da modernidade.

O conceito Indie teve origem nos anos 80 com o surgimento de boas bandas de Rock que nao tinham contratos com gravadoras. Bandas independentes que procuravam elaborar trabalhos diferentes, menos aceitos pela maioria, mas de muita qualidade. Cito duas bandinhas que curto, The XX e Husky Rescue, de melodias simples, psicodelicas e ambientacao elaborada, porem muito pouco conhecidas do publico em geral. São trabalhos de muita qualidade estética e sensorial que apontam um caminho sensato e possível fora do mercado das massas. 


Rapidamente o Indie foi se espalhando e sendo emprestado também a outros contextos da arte como o design, a fotografia, a moda e tambem a perfumaria, que sera o assunto principal do Perfume Tupi.

Pretendo estudar as tendências e dinâmica desse mercado e a atuação das Indie Brands num ambiente ainda dominado pelas grandes perfumarias francesas que, descontados os excessos, têm muita competência.

Nenhum comentário: