junho 22, 2013

Incensos para Deus






Que coisa linda o trabalho do Sr. Lee, morador de uma cidade da Malasia chamada Penang. Ele tem 81 anos e segundo a reportagem do site Visit Penang, vende preciosos incensos feitos a mao desde que saiu da escola. Seus incensos sao feitos de Sandalo e utilizados por muitos em oracoes e rituais religiosos. "Este trabalho nao me traz fama ou promessas financeiras. Pra mim, ele é um meio de vida". É algo bem diferente do que estamos acostumados a ver nos dias atuais e la o consenso é de que esse tipo de profissional também esta se extinguindo.

Quando vejo algo assim, a unica coisa que me vem a cabeca é o porque de vivermos nessa busca incessante pelo bem material, por algo externo, pelo dinheiro, pelo reconhecimento, pela riqueza. Que valores espirituais e de autoconhecimento trago pra mim? Que loucura acordar cedo todos os dias e trabalhar em algo que nao satisfaz alma, nao traz crescimento pro espirito e nem o conhecimento de quem eu sou. Fazer o que gosta é ser livre e a liberdade terreno fertil para o amor.


Profissao é puro amor. Amor que vai por nossas maos e que doamos todos os dias a sociedade. É uma energia que, antes de tudo, precisa estar em equilibrio com o corpo, com a mente e com o ambiente. Parece utopico pensar assim, mas nao é impossivel chegar em algo parecido. Nessa sociedade atual tudo funciona exatamente ao contrario. A harmonia e satisfacao sao praticamente inodoras.


Produzir algo como os incensos do Sr. Lee com o paixao e dedicacao exigem mudancas fortes na forma de ver o mundo e tambem na forma de se ver nele. Exige principalmente o desapego pelo resultado final em qualquer nivel de interacao com o outro, com o todo. É interna. So com a amor pelo que se faz é possivel produzir incensos para Deus.


Nenhum comentário: